top of page
Buscar
  • Gabriela Gomes

Novembro azul

Assim como o mês de outubro é chamado de “Outubro Rosa”, com o intuito de chamar a atenção para os exames preventivos de câncer de mama, o mês de Novembro tem seu foco no combate e prevenção ao câncer de próstata, uma doença silenciosa que ataca 1 em casa 6 homens no mundo, sendo o segundo câncer que mais mata no sexo masculino.

Mas, afinal, qual o motivo para que tantos homens sejam atingidos pela doença? Falta de informação, vergonha, preconceito, ideias equivocadas, entre outros motivos presentes no comportamento de alguns homens quando o assunto é o famoso “exame do toque”, um dos exames rotineiros realizados em homens acima dos 50 anos. Por ser um assunto delicado e íntimo, houve necessidade de se criar uma campanha voltada à quebra do tabu desse tema, quebrando paradigmas, esclarecendo dúvidas e procurando diminuir casos desse tipo de câncer, detectando-o precocemente. Assim, surgiu a campanha do “Novembro Azul”.

O movimento "Novembro Azul" surgiu na Austrália, em 2003, por causa do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata comemorado no dia 17. No Brasil, instituído pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, tem o intuito de quebrar as barreiras do preconceito masculino ao fazer o exame de toque. Atualmente, a campanha é realizada por diversas entidades, durante o mês, e dirigida especialmente aos homens.

Álcool e tabagismo: Isso mesmo que você acabou de ler! O consumo excessivo de álcool e tabagismo são fatores de risco que você se deve se preocupar em relação ao câncer de próstata. Fatores como a idade, histórico familiar, raça, alimentação, sedentarismo e obesidade são considerados de risco aos homens. Se você se encontra dentro de pelo menos algum, faça o exame já!

Efeito protetor: Tem sido apontada uma relação positiva entre o alto consumo energético total e ingestão de carne vermelha, gorduras e leite e o risco de câncer da próstata. Por outro lado, o consumo de frutas, vegetais ricos em carotenoides (como o tomate e a cenoura) e leguminosas (como feijões, ervilhas e soja) têm sido associado a um efeito protetor.

Conscientize-se! Câncer de próstata não é brincadeira. A cada hora, surgem novos casos de câncer de próstata. Mas não se assuste, a chance de cura após um diagnóstico precoce é muito grande. Então, previna-se já!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page